Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Cama

Casa das Penhas Douradas: um hotel no topo do mundo

  • 333

É certo que o vento é frio, quase que corta, no cima da Serra da estrela, a 1500 metros de altitude. Corta também a respiração a vista deslumbrante sobre Manteigas, o Vale Glaciar do Zêzere e o granito da serra, aqui e ali pintado com as cores das árvores a quem o frio e a estação já deu uns tons acastanhados. Sente-se a imensidão da serra, mal se para no estacionamento, a grandeza da estrela e ganha-se a sensação de se estar, talvez por ser mais perto do céu, a entrar numa espécie de paraíso.



A Casa das Penhas Douradas Hotel Design & Spa é um hotel diferente, nascido da reconstrução de um antigo hotel de montanha em ruínas, precisamente no local que o médico Sousa Martins e a comunidade médica portuguesa, em 1881, consideraram como o lugar mais saudável do País. Provaram-no cientificamente e a estância das Penhas Douradas nasceu. O tempo encarregou-se de deixar marcas, para 130 anos depois o antigo sanatório dar origem a este hotel.

Há, na Casa das Penhas Douradas Hotel Design & Spa, 17 quartos e uma suíte ( a partir de: €125), onde nada foi deixado ao acaso. A decoração é elegante, sóbria, e plena de detalhes de design que contribuem para a magia do local. O ar fresco e puro são igualmente atrativos, bem como a contemplativa piscina interior aquecida, a hidromassagem e a sauna. Para momentos ainda mais relaxantes, o mountain SPA tem diversas salas de tratamentos, um recomendável duche Vichy, onde são feitos tratamentos de assinatura onde não faltam óleos aromatizados com ervas da serra da Estrela.



Aproveite, nas noites frias, as lareiras exteriores da Casa das Penhas Douradas Hotel Design & Spa, ou as salas quase que reservadas, onde o Burel faz parte da decoração e das comodidades, onde pode aproveitar para ver um filme, calmamente ler um livro ou, simplesmente, ver o frio a chegar, a neve a cair e a pintar a paisagem circundante.



Aproveite ainda os passeios pedestres, feitos com guia conhecedor dos melhores recantos de natureza, o lanche sempre disponível durante toda a tarde, com bolos caseiros acabados de fazer, sumos naturais e aconchegantes chás, alguns de ervas e bagas da Serra da Estrela. E aproveite para jantar cedo, ou, pelo menos, para tomar um aperitivo antes do sol se esconder por detrás das montanhas.



A jovem equipa de cozinha da Casa das Penhas Douradas Hotel Design & Spa (Penhas Douradas, Manteigas. Tel.: 275 981 045) é outra das razões que justificam a vista. Apenas com menus de degustação disponíveis (€38), convidam-no a fazer uma viagem pela serra, com um ou outro piscar de olhos a sabores mais internacionais. O Veado, o Javali e o Cabrito fazem parte das opções, bem como o marmelo e as castanhas. Recomenda-se uma vista nos dias mais frios, para melhor usufruto das comodidades do hotel, pensadas para a neve e para o inverno. Mas será sempre inspirador aproveitar a primavera ou mesmo o verão, entre tanto requinte e simpatia, a 1500 metros de altitude.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!