Boa Cama, Boa Mesa

Siga-nos

Perfil

Perfil

Boa Mesa

Restaurante Espadarte: Viagem pelos sabores de Sesimbra

  • 333

Tem o nome de um peixe peculiar, conhecido pelo maxilar superior prolongado, semelhante a uma espada. Estranho para alguns, o espadarte faz parte do património desta vila piscatória, desde aos anos 50, quando pescadores de todo o mundo demandavam esta região para fazer pesca desportiva deste espécime, que deu nome a um hotel, hoje, o SANA Sesimbra Hotel. Não é, por isso, de estranhar que o restaurante instalado na unidade hoteleira preste homenagem a este passado recente.

Fruto do empenho do chefe Fábio Alves e da direção de Víctor Cópio, o Restaurante Espadarte refinou a gastronomia e é, cada vez mais, uma opção de qualidade também para não-hóspedes.

Em dias soalheiros, não se dispensa a esplanada e a brisa marítima. Da vidraça consegue continuar a contemplar o Atlântico, caso a meteorologia seja matreira. Pegue na ementa e decida o seu caminho... Pode iniciar com uma selecção de pães, barrando lentamente com manteiga de pimentão doce e manteiga de alho e ervas, e demolhando nos azeites.

Abre-se uma caixa de vinho Divai, referência do grupo SANA, e, à medida que a fumaça se dissipa, revelam-se dois amuses bouches: Croquete de alheira e ainda Cavala fumada com um falso tomate - que assentam numa telha de choco. O efeito visual do tomate é conseguido através de uma esferificação, sem que os sabores originais sejam esquecidos.

Na ementa do Restaurante Espadarte há várias sopas para aconchegar, como a de Legumes da estação (4,50), Vieiras, côco e pepino (12) e a Sopa de peixe (7,50), esta com uma seleção de espécies da nossa costa confitadas e emulsão de aromáticas da Arrábida, regados com um ótimo creme dos sabores da caldeirada sesimbrense.

Nas entradas, destaque para o Espadarte fumado e ramen (€9), o Rabo de boi com topinambur e beterraba (12) e também o Carabineiro (16), que vem com o caldo das suas cabeças, esmagado de lavagante, tinta de choco e uma gema falsa de manga a acrescentar cor.

Como é natural, a ementa do Restaurante Espadarte é rica em pratos de peixe. Encontra o Bacalhau, a nossa caldeira e legumes baby (18), Robalo, xarém e bivalves (19), Camarão tigre, algas wakame e o lingueirão (28) e também o Pregado e lagostim (21), com o pregado a cozinhar em manteiga de ervas e cítricos e o prato a enriquecer com o canneloni de espinafres, os legumes baby, tinta de choco e salicórnia.

Além de sugestões vegetarianas e de um menu infantil, pode escolher entre várias proteínas nas carnes, como o pato, o porco, o cabrito e o Black Angus (28), servido com foie gras, batata doce e cogumelos do bosque, bem a preceito da temporada outonal.

Aberto todos os dias, o Restaurante Espadarte (SANA Sesimbra Hotel, Avenida 25 de Abril, Sesimbra. Tel. 212289000) permite degustar quatro variedades de queijos, ou, então, terminar com uma sobremesa... Prefere a Maçã, caramelo e iogurte Grego, o Chocolate com frutos vermelhos e baunilha, o Morango com chocolate e mangericão, ou um gelado? Demore o tempo que quiser, o mar não vai embora...

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram!